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5 ERROS Comuns em uma Landing Page

Descubra os 5 principais erros de que uma landing page não pode cometer.
Imagem com homem assustado e a frase 5 erros de uma landing page

Antes de falar sobre os 5 erros mais comuns de uma Landing Page… você sabe o que é um Landing Page?

Landing Page, conhecidas também por “página de vendas” ou “página de captura”, possuem uma função bem específica nas campanhas de marketing digital, a de receber estrategicamente visitantes a fim de fazê-los gerar uma determinada ação de conversão.

São bem similares aos sites, então muitas pessoas acabam fazendo confusão e transformando a Landing Page em um site, o que é um erro pois os objetivos de um site são totalmente diferentes.

Então este é o 1º ERRO EM UMA LANDING PAGEusar uma Landing Page como um site.

Uma Landing Page muito detalhada e cheia de informações pode gerar muitas dúvidas e pode prejudicar sua campanha, pois o usuário não encontrando rapidamente o benefício proposto por tal página, fará com que ele rejeite e saia da página.

Sites são específicos e geram resultados ao longo do tempo em um processo de tráfego orgânico, já as Landing Page são dinâmicas e o objetivo está no tráfego pago, onde o visitante deve ser levado imediatamente para uma ação rápida que levará a uma conversão, ou seja, um preenchimento de formulário, clique para links externos como WhatsApp entre outras estratégias de prospecção.

Landing Page, conhecidas também por “página de vendas” ou “página de captura”, possuem uma função bem específica … gerar uma determinada ação de conversão.

2º ERRO EM UMA LANDING PAGE

Excesso de campos para preencher nos formulários

Como as Landing Pages possuem a função de captar leads, ou seja, possíveis clientes…muitas vezes a página é criada com um formulário pedindo muitas informações e isso pode fazer com que o lead perca o interesse. Muitos formulários são uma verdadeira “entrevista” e este não deve ser o intuito dos formulários pois assustam o visitante, pergunte-se: – quantas vezes você caiu em uma Landing Page e abandonou pela quantidade de informações que deveria deixar no formulário? Portanto, menos é mais… O ideal é pegar as informações principais e entrar em contato com o cliente para obter outras informações mais precisas, pode ter certeza de que o seu sucesso nas conversões serão maiores.

3º ERRO EM UMA LANDING PAGE

Usar muitos pop-ups

Pop Ups são aquelas telas que aparecem instantaneamente quando estamos navegando em um site ou Landing Page, e o excesso desse recurso pode soar invasivos para o cliente, que pode até achar que a página se trata de vírus.

Esse excesso também prejudica a navegabilidade do site, quem nunca entrou em um site e se deparou com “rojões” de milhares de Pop ups abrindo ao mesmo tempo emitindo sons e imagens (só de lembrar eu fico tonto).

Outra questão são os dispositivos móveis, que muitas vezes não recebem bem esse recurso e acabam não abrindo, prejudicando a sua campanha de prospecção.

Sendo assim, se for usar pop ups, use com parcimônia.

4º ERRO EM UMA LANDING PAGE

Oferecer mais que um produto na mesma landing Page,

Confundir a página de vendas com um website tudo bem, agora transformar a sua Landing Page em um ecommerce já é “passar dos limites”.

A Função da Landing Page é levar o cliente para uma única ação, ou seja, para um produto específico, e o que encontramos muitas vezes são Landing Page cheias de produtos deixando assim o possível consumidor confuso sobre o que irá receber

O que pode ser feito nesse caso é a utilização de uma técnica chamada UpSelling, ou seja, após o cliente preencher o formulário, a Landing Page oferecer um outro produto, serviço, atualizações entre outros. Mas use esta técnica após o envio do primeiro formulário.

A não identificação do produto logo no inicio de sua Landing Page prejudicam também um fator muito importante que é o CTR, uma das métricas desse indicador é a página de destino e se a sua Landing Page não estiver adequada, como vários produtos, é certeza de você ter resultados menores em suas campanhas, ou seja, dinheiro sendo jogado fora.

Confundir a página de vendas com um website tudo bem, agora transformar a sua Landing Page em um ecommerce já é “passar dos limites”.

5º ERRO

Texto confuso e sem palavras-chave

Um fator chave para qualquer site, landing Page ou blog são os textos, isso mesmo, o computador é uma linguagem de códigos, e são mestres em reconhecer seus textos, você já deve ter ouvido falar em palavras-chave, então…são as palavras chaves que devem constar em seus textos. São as palavras mais buscadas nas plataformas de buscas que devem ser usadas no seu texto, porem… devem ter coesão e coerência.

Não adianta usar as palavras simplesmente por usar, ainda mais quando se trata de uma Landing Page, onde temos que usar além das palavras chaves os famosos Gatilhos Mentais, pois são eles que ativam o cérebro do visitante a realizar a ação determinada na Landing Page.

Portanto, crie bons textos com técnicas de persuasão que levaram o seu visitante a ação desejada de sua Landing Page.

Uma ferramenta que pode lhe auxiliar para gerar seus textos é o Google Trends, nele é possível identificar e cruzar palavras chaves para serem utilizadas em seus textos gerando textos que realmente são de interesse de seu público-alvo.

5º ERRO EM UMA LANDING PAGE

Não criar a Landing Page com a Marketing Fuel.

Essa é a dica de ouro, toda a Landing Page deve seguir alguns critérios extremamente importante para que a conversão ocorra.

Não gaste o seu tempo e dinheiro tentando utilizar milhares de ferramentas que até podem criar uma página de vendas para você, no famoso “arrasta e puxa” ….. mas nada como ter profissionais qualificados para desenvolver a sua Landing Page perfeita, usando todos os termos e estruturas de persuasão para aumentar suas conversões, além é claro de vincular corretamente todos os códigos e pixels para que você consiga o melhor resultado possível.

Deixe nos comentários dúvidas ou melhorias que você acredita que não colocamos neste artigo, e se precisar de uma empresa para desenvolver sua Landing Page, entre em contato conosco!

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Eron Fuel

Sócio Diretor da Marketing Fuel
Sócios Diretor da Studio GrowMarketing

Analista de Sistemas e Growth Hacker, há anos participando de vários projetos de Vendas on-line utilizando estratégias de Marketing Digital e Growth Hacking

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