Se você tem um negócio seja ele on-line ou não, sabe muito bem que é importantíssimo que quem uma vez utilizou seus serviços/produtos falar bem deles ou seja, fazer um bom depoimento. Quantas vezes você esteve na situação de estar em dúvida na compra entre um serviços/produtos e outro e optou por aquele que um amigo falou que era bom ou por um vídeo de alguém comentando positivamente sobre, pois bem… esse “empurrãozinho” para efetuar a venda a partir de um depoimento tem um nome técnico em marketing, é a PROVA SOCIAL!
A Prova Social é um recurso psicológico que se refere à dependência das pessoas por feedbacks e pelas ações dos outros para determinar o que é correto ou errado em uma determinada situação, como a situação da compra.
Se você tem um site ou uma página de vendas e não tem um depoimento, então é hora de fazer. O seu produto com certeza deve ter aquelas pessoas que são fãs da sua solução, e você pode ter certeza de que elas lhe deixariam ou por escrito ou em vídeo um depoimento sobre a experiencia com a sua empresa.
Para lhe auxiliar, vou citar 5 pontos que não podem faltar em um bom depoimento, são eles:
1º Apresentação
A apresentação deve ser breve e mostrar a autoridade do seu cliente, pois se seu cliente possui autoridade os seus serviços com certeza gerarão um ótimo feedback para que seja efetuado a compra.
E em caso de vídeos, não se esqueça… seu cliente deve estar com um ótimo sorriso no rosto.
2º Qual era a sua dificuldade entes de comprar
Nesse momento o seu cliente explicará o porquê precisou de seus serviços/produtos, é o momento de gerar conexão com o possível comprador, pois ele pode estar com os mesmos problemas.
3º Como foi sua experiência ao resolver o problema com nossa solução
Nessa etapa o seu cliente irá explicar o como foi resolvido o problema, aqui é importante frisar o que exatamente o serviços/produtos fez para resolver o problema, e mostrar para o possível comprador que realmente vale a pena efetuar a compra, pois realmente é uma solução que funciona.
4º Como você se sente após ter o problema resolvido
Aqui é o fechamento, é onde o possível cliente estando realmente com a dor irá entrar em contato com a sua empresa, pois é o momento de trabalhar a emoção. Aqui o possível cliente se sentirá como se estivesse utilizando a solução e estivesse tendo a sua dor solucionada.
O cérebro humano possui uma caraterística interessante, ele não distingue o real do imaginário, então quando pedimos para alguém imaginar uma determinada situação como “sua solução tirando uma dor de um cliente seu” o cérebro do seu possível cliente imaginará a situação como se fosse real, assim, fazendo com que ele tenha os prazeres de sua dor solucionada. Ou seja… o depoimento DEVE ter a pergunta de como o seu cliente se sentiu com a solução resolvida.
5º Você indicaria a solução para alguém?
Por fim, terminamos com um CTA ou seja, chamada para ação. Aqui é o momento em que o cliente já está encantado com o feedback de um de seus clientes pelo depoimento, e irá querer entrar em contato imediatamente, por isso importante fazer a indicação da utilização do serviço/produto.
Uma dica importante é ter um recurso para que ao final do depoimento a pessoa possa entrar em contato com a sua empresa, pode ser um botão no caso de um site logo após o depoimento.
A prova social é um dos aspectos mais importantes para o sucesso em vendas, muitas vezes conseguimos fazer a prospecção, mas o cliente não foi devidamente “Ativado” ou seja, despertado o real interesse em entrar em contato e efetuar a compra. Portanto, se você quer aumentar seus resultados em vendas, peça para seus clientes fazerem depoimentos utilizando os passos que tratamos neste artigo.
Dica bônus!
Se possível, é extremamente importante fazer o depoimento em vídeo, e o vídeo pode ser simples e não deve ultrapassar mais de 30s, deve ser direto e objetivo e pode ser gravado de seu próprio celular, já escrevemos um artigo chamado “A pandemia dos vídeos on-line” onde tratamos de como é possível fazer um vídeo de qualidade utilizando apenas o celular.
Outra dica é pedir para seus clientes fazerem um depoimento positivo no Google Meu Negócios, além de melhorar seu posicionamento no google (mesmo que minimamente) fará com que ganhe mais autoridade com os depoimentos positivos, assim você terá mais provas sociais e aquele cliente que está te procurando com certeza irá fechar contigo!