Ter um funil de vendas é o princípio para se ter vendas consistentes…
Se você já tentou vender alguma coisa, sabe como pode ser difícil. Você pode fazer uma venda, mas chegar ao ponto em que possa gerar receita regular é difícil.
Empresas de sucesso não vendem apenas aqui e ali. Eles fazem vendas de forma consistente e com volume alto o suficiente para que possam contratar confortavelmente funcionários em tempo integral. Eles sabem que apesar de terem gastos regulares, serão lucrativos.
Então, como eles fazem isso?
A chave para fazer vendas consistentes é um funil de vendas.
Por que precisamos de um funil de vendas
Os funis de vendas resolvem um dos maiores problemas das empresas, que é criar um sistema para adquirir clientes lucrativos em escala.
Os funis de vendas têm quatro benefícios principais:
1. Ter processos em para gerar sistematicamente novos leads.
2. Ser capaz de construir relacionamentos com leads automaticamente por meio de processos e automação.
3. Transformar clientes potenciais em clientes pagantes.
4. Conseguir novos negócios vendendo mais produtos ou serviços aos clientes existentes.
Aqui estão alguns benefícios adicionais:
1. Você pode agir de maneira estratégica.
Depois de estabelecer o sistema, você pode dimensionar seus negócios, concentrando-se na melhoria de seus produtos ou serviços. Você sabe que as pessoas serão atendidas sistematicamente e convertidas em clientes pelo seu sistema automaticamente.
2. Seus lucros e receitas serão consistentes e previsíveis depois de testar seu funil e colocá-lo em funcionamento.
3. Você poderá medir o desempenho de seu negócio diariamente, semanalmente e mensalmente, analisando seu painel de controle de desempenho e análises.
4. Você também será capaz de se comunicar de forma mais eficaz com sua equipe e tomar melhores decisões com base em dados.
Etapas do Funil de Vendas TOFU | MOFU | BOFU
Topo do Funil – “TOFU” (Top of the Funnel)
A parte superior do funil (TOFU) corresponde ao Estágio de reconhecimento de um funil de vendas. As pessoas no topo do funil não estão prontas para comprar, mas sim em busca de informações para ajudá-las a resolver seus problemas.
Nesta fase, nos concentramos em falar sobre o problema e compartilhar informações que possam ajudar nosso público a encontrar uma solução. Falamos sobre o problema que nosso produto ou serviço está resolvendo para chamar a atenção de nosso visitante.
Também é o momento de construir o conhecimento da marca nesta fase e permitir que nosso público se familiarize com nosso negócio e o que fazemos. Nosso objetivo neste estágio pode ser simplesmente fazer com que novos visitantes se inscrevam em nossa lista de e-mail para que possamos mantê-los em contato. Depois que um cliente em potencial opta por sua lista de e-mail, ele passa para o meio do funil.
Meio do Funil – “MOFU” (Middle of the Funnel)
O meio do funil (MOFU) corresponde ao Estágio de relacionamento de um funil de vendas. Nesse estágio, alimentamos nossos clientes em potencial para que estejam prontos para comprar quando chegarem ao fundo do funil.
O meio do funil tem dois objetivos principais.
O primeiro objetivo é estabelecer relacionamentos criando confiança e se posicionando como uma autoridade. Você pode realizar essa tarefa compartilhando conteúdo útil e relevante com seus seguidores.
O segundo objetivo é instalar as crenças de compra necessárias.
Para instalar crenças de compra, fale sobre seu mecanismo exclusivo (um método ou processo exclusivo que você e seus clientes usaram para resolver seus problemas). Compartilhar seu mecanismo único eliminará os concorrentes da mente de seus clientes em potencial, à medida que eles começarem a ver seu método como a melhor maneira de resolver seus problemas.
Fale sobre sua solução e mostre a seus clientes em potencial porque é a melhor maneira de resolver o problema deles. Cubra todos os recursos e explique por que funciona tão bem.
Use artigos, vídeos, podcasts e outras formas de conteúdo para educar seu público para que ele o veja como um especialista no assunto. Você pode até apresentar alguns estudos de caso ou depoimentos como prova social para tornar sua oferta de produto ou serviço ainda mais atraente.
Fundo do funil – “BOFU” Bottom of the Funnel
A parte inferior do funil (BOFU) corresponde aos estágios de vendas e upsell do funil de vendas. O objetivo dessa etapa é vender seu produto ou serviço ao cliente e maximizar os lucros com a venda de mais produtos ou serviços.
Antecipe quaisquer objeções comuns que seu cliente possa ter e trate-as em sua cópia de vendas. Considere fornecer respostas às perguntas mais frequentes para simplificar o processo de compra e reduzir o tempo de suporte ao cliente.
Adicione alguns exemplos de resultados que seus outros clientes alcançaram. Use estudos de caso detalhados, mostre depoimentos e conduza entrevistas com clientes para construir uma prova social.
Pense em outros produtos ou serviços que você pode fazer um upsell e uma venda cruzada durante esse estágio para aumentar os lucros e fornece uma melhor experiência ao cliente.
Outros tipos de funil de vendas
O Funil que tratamos neste artigo é o mais convencional, para que você tenha uma introdução do conceito, porem existem vários outros modelos de funil de vendas como:
-Funil Pirata
-Funil em Y
-Funil AINDA
Entre outros tipos de funil que utilizam metodologias variadas de acordo com o objetivo desejado, porem todos eles partem da premissa que devem atender a 3 pontos cruciais que são: Atrair, Convertes e Vender.
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