Marketing digital e vendas, como em qualquer relacionamento tem seus atritos, mas antes de tratarmos sobre essas questões, vamos começar com a seguinte pergunta:
Quando você procura uma agência de marketing digital, o que você busca?
Ao logo desses anos trabalhando com o marketing digital percebi 3 objetivos principais com as quais as pessoas me procuraram:
A) Você desenvolve website?;
B) Você faz a gestão das Redes Sociais?;
C) Você trabalha com Impulsionamento do Facebook?
Bom, inicialmente eu sempre deixo claro que esses 3 pontos são VITAIS para que para que seja possível iniciar um projeto de marketing digital, porem eles separadamente não são o marketing digital.
Segundo Neil Patel, um especialista renomado no marketing digital:
Marketing Digital é o conjunto de táticas digitais que negócios (ou pessoas) utilizam para atingir seus objetivos de marketing. Essas táticas são implementadas por meio de canais como SEO, mídia paga, e-mail e seus principais objetivos são: adquirir clientes, desenvolver uma marca e se conectar com o público-alvo.
Ou seja, o marketing digital vai além de simplesmente criar uma rede sociais ou website, marketing digital são ESTRATÉGIAS DIGITAIS COMPLEXAS para implementar na sua empresa um processo que atraia interessados para a sua empresa e faça com que eles desenvolvam o desejo de comprar o seu serviço/produto, ou seja uma relação entre MERCADO, PRODUTOS E MARCA.
O Marketing Digital é uma ciência que trabalha principalmente a relação das pessoas com o mercado na web, onde é possível adquirir dados para trabalhar tanto no conhecimento desse público como no oferecimento de uma oportunidade segmentada e de valor para esse público.
Sendo assim, para responder as 3 questões que mais me fazem temos que ter em mente, quais os objetivos com o serviço, quanto tem para investir nessas ferramentas e qual o tempo esperado para alcançar tais objetivos.
Mas afinal, qual a diferença entre marketing e vendas?
Este é um ponto muito importante ao se falar de marketing e vendas, primeiro devemos ter em mente que marketing digital não “faz vendas” quem é responsável por vendas é a “equipe comercial” da empresa do contratante e o marketing digital é responsável pela “prospecção e qualificação” de interessados por meio do ambiente online, para que a equipe comercial tenha maior volume e qualidade para executar suas vendas.
Portanto, se você quer aumentar as vendas e pensa que apenas o marketing irá “como uma mágica” fazer seus produtos/serviços serem vendidos está enganado, mas é apenas com o marketing digital que você pode ter certeza de alguns pontos importantes como:
– Aumentar a autoridade da empresa on-line;
– Trabalhar com recursos como funil de vendas, para atrair, converter e fidelizar clientes;
-Trabalhar com dados afim de executar estratégias de curto, médio e longo prazo;
-Fazer com que sua empresa apareça para mais pessoas de maneira segmentada;
-Estudar o seu mercado;
-Estruturar canais de atração;
-Trabalhar conteúdos;
-Automatizar o sistema de prospecção, fazendo uma máquina de vendas atraindo possíveis clientes pela internet e levando eles para um banco ou CRM para a equipe comercial trabalhar.
Ou seja, o marketing digital é fundamenta para vendas, porém, não se engane, são estruturas e estratégias diferentes. Cada ciência com suas próprias metodologias e resultados, mas é importante e essencial que devemos ter na ponta da língua o seguinte MARKETING DIGITAL E VENDAS DEVEM TRABALHAR EM CONJUNTO.
Não existe certo ou errado, existe planejamento
Para finalizar esse artigo, vamos voltar aos 3 objetivos que iniciaram o nosso bate papo, provavelmente você deve estar procurando uma agência de marketing digital para criar o seu website, suas redes sociais e suas vendas, e VOCÊ ESTA CERTÍSSIMO, a questão é que apenas ter esse pontos não fará com que suas vendas aumentem, por isso a importância de realizar seus serviços com profissionais capacitados que farão um planejamento estratégico em marketing para que você tenha sucesso em seu processo de transição para o online e venda muito!
E não se esqueça, se você está trabalhando com marketing as vendas é de sua responsabilidade, a cobrança deve sim vir pela qualificação do público que está chegando para você, mas nunca na quantidade de vendas. Vendas é uma ciência a parte e deve ser tratada como qual.