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Marketing Digital vs Growth Hacking: qual é a melhor estratégia para vendas?

Descubra as principais diferenças entre Growth Hacking e Marketing Digital
Marketing Digital vs Growth Hacking_ qual é a melhor estratégia para vendas

Todo negócio precisa VENDER para sobreviver, e como você faz isso? Já é mais que comprovado que estratégias de Marketing Digital são vitais para todo o tipo de empresas atualmente, porém, qual estratégia a ser usada depende muito do estágio em que você se encontra no desenvolvimento de sua empresa. E uma dessas estratégias é o Growth Hacking.

“Growth Hacking é um processo orientado a dados de experimentos em canais de marketing e vendas e desenvolvimento de produto, tendo em vista identificar formas repetíveis e exponenciais de crescimento” 

Neste artigo, explicarei as principais diferenças entre duas abordagens: Growth Hacking x marketing digital – e como saber qual abordagem é a certa para você.

O que esse tal Growth Hacking?

Resumidamente, Growth Hacking (Ou Marketing de Experimentações) é uma metodologia baseada em fazer vários experimentos em muitos canais diferentes de marketing digital e em um curto espaço de tempo para tentar encontrar as maneiras mais eficientes de expandir seus negócios, ou seja, gastando pouco recurso financeiro a um curto período de tempo.

Normalmente, o growth hacking está associado a Startups que não têm acesso aos mesmos orçamentos, recursos ou equipes de marketing que uma empresa mais estabelecida tem. Em vez disso, eles estão pensando em ideias criativas que lhes permitem contornar estratégias de crescimento dispendiosas e se expandir o suficiente para sobreviver nos estágios iniciais.

Também requer um nível obsessivo de atenção aos dados. Você precisa estar atento aos números o tempo todo, pronto para atacar qualquer coisa que dê sinais de decolar e escalar o seu negócio.

Growth Hacking Estratégia e Exemplo (Dropbox)

Um exemplo de sucesso dessa metodologia é a Dropbox, empresa de armazenamento online e compartilhamento de arquivos que agora é um enorme sucesso, mas em seus estágios iniciais, ela teve dificuldade para inscrever pessoas para utilizar seus serviços.

… para cada clique que a pessoa dava em um anúncio a DropBox pagava US $ 5. Assim eles precisavam urgente de uma maneira de integrar com muito mais pessoas e gratuitamente.

O Dropbox estava gastando uma fortuna em anúncios CPC (Custo por Clique) – muito mais do que os US $ 5 / mês!! Ou seja, para cada clique que a pessoa dava em um anúncio a DropBox pagava US $ 5. Assim eles precisavam urgente de uma maneira de integrar com muito mais pessoas e gratuitamente.

O Dropbox adotou então um sistema de referência, que oferecia aos clientes existentes, espaço gratuito para cada nova pessoa que eles se indicassem. De repente, eles tinham todas essas pessoas enviando e-mails e fazendo o marketing para eles, e o melhor, sem custos iniciais. E essa estratégia funcionou perfeitamente, saindo do marketing tradicional e focalizando nos resultados, ou seja, utilizando a metodologia Growth Hacking.

Ok, mas o que seria afinal o Marketing Digital

O Marketing digital como vemos atualmente são estratégias que visam conquistar novos clientes e aumentar o conhecimento da marca. (O que o Grawth Hacking também oferece) porém esses esforços geralmente estão relacionados apenas ao primeiro estágio do funil de vendas: o reconhecimento.

Normalmente, o tipo de estratégia que vem sob alguns pilares, são eles:

  • Impulsionar o SEO para melhorar o marketing de entrada.
  • Construir e nutrir redes de mídia social para um melhor envolvimento do público.
  • Liderança inovadora, como postagem de convidado ou cobertura da mídia, para enfatizar as credenciais e a confiabilidade dos fundadores da marca.
  • Marketing de conteúdo, ou seja, fornecer conteúdo útil gratuitamente. Frequentemente, isso é oferecido como conteúdo “fechado”, o que significa que a pessoa precisa inserir seus dados de contato para acessá-lo.
  • Pesquisa paga (PPC).
  • Marketing de email.

Portanto, podemos concluir que o Marketing digital como vemos hoje consegue trazer sim resultados, porém, esses resultados se darão ao longo do tempo e com muito mais recursos financeiros envolvidos, pois a construção de conteúdos ricos, como ebook, imagens, vídeos, textos envolvem muito investimento, talvez até mesmo VOCÊ que está lendo este artigo está passando por isso.

…Antes de curtidas, compartilhamentos e comentários temos que monetizar! E essa é a nossa bandeira, o nosso foco é 100% em vendas…

Por outro lado, o Growth Hacking também se preocupa com as questões de conteúdo, mas em segundo momento, pois acreditamos que antes de curtidas, compartilhamentos e comentários temos que monetizar! E essa é a nossa bandeira, o nosso foco é 100% em vendas e que aconteçam de forma rápida e com investimento baixo, ou até mesmo sem investimento algum como o caso da Dropbox que ao utilizar a própria base de contatos para fazer referencias conseguiu novos clientes gastando Zero, isso não é incrível!….SIM? Então eu tenho uma ótima notícia para você…

Resultados da queda de braço (Saudável é claro!)

Não existe vencedor, o que existe são estratégias distintas, porem eu já atendi à várias empresas utilizando a metodologia Growth Hacking, e sempre com o foco na redução de investimento no projeto e retorno de investimento a curto prazo, e os resultados são realmente incríveis, principalmente pela quantidade de dados que conseguimos extrair para analisar e propor melhorias, além da possibilidade de fazer projeções, seja para o estudo de um investimento futuro na utilização de uma nova ferramenta ou seja para formação e contratação de uma equipe de vendas para suprir suas demandas com o projeto, com o Groth Hacking, estamos lado a lado e juntos com o empresário para que ele alcance os resultados desejados e sempre pautados em muita ciência e análise de dados. Só assim você terá um trabalho que lhe entregará o que realmente faz sentido para sua empresa, ou seja, VENDAS!

…os resultados são realmente incríveis, principalmente pela quantidade de dados que conseguimos extrair para analisar e propor melhorias, além da possibilidade de fazer projeções, seja para o estudo de um investimento futuro na utilização de uma nova ferramenta ou seja para formação e contratação de uma equipe de vendas para suprir suas demandas com o projeto…

Vamos bater um papo, eu tenho certeza que conseguimos implantar a metodologia Growth Hacking em sua empresa e aumentar substancialmente suas VENDAS!

“Go ROI or go home”.

Eron Fuel

Sócio Diretor da Marketing Fuel
Sócios Diretor da Studio GrowMarketing

Analista de Sistemas e Growth Hacker, há anos participando de vários projetos de Vendas on-line utilizando estratégias de Marketing Digital e Growth Hacking

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Sem dados, você é apenas uma pessoa com opinião.

O mundo passa por mais uma transformação, a revolução dos dados, e os projetos de marketing digital se não forem pautados em análises dados e experimentos, não terá sustentação.

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