Logotipo Marketing Fuel

Elon Musk, Neuralink (Chip no cérebro) e um provável futuro do Marketing Digital de Performance

Hoje vamos fazer uma comparação em relação entre a Neuralink de Elon Musk e o marketing digital.
Foto de Elon Musk

Seja pelo desenvolvimento de um dos maiores sistemas de pagamentos do mundo o Paypal, a possibilidade de levar o homem a Marte ou a construção de carros elétricos de alta performance e design, o Milionário Elon Musk já dito como o Tony Stark da vida real, agora “provoca o mundo” novamente e gera grande repercussão no mundo cientifico e tecnológico com a Neuralink, um chip implantado no cérebro para que humanos possam executar funções inimagináveis.

A Neuralink já está em fase inicial e foi testada recentemente em porcos (Veja o video clicando aqui), e em breve o próprio Elon Musk diz que os próximos experimentos serão feitos em humanos, principalmente para pessoas com algum tipo de deficiência física, tornando essas pessoas capazes de executar algumas atividades como o controle de computadores por pensamento e próteses mais precisas.

Musk mostrou como o implante é capaz de ler atividades cerebrais em porcos, enquanto uma cobaia farejava o chão de um pequeno cercado montado no palco.

Se você ainda não conhece Elon Musk, deve fazer uma pesquisa rápida no Google para entender quem é este grande visionário, aliais, pesquisar no Google já é uma rotina para todos que acessam a internet, e esta atividade que pode parecer simples, pode nos revelar uma mina de ouro principalmente para quem trabalha com o marketing digital de alta performance, ou seja…os seus dados.

              Os dados que o Google coleta sobre você se estendem pelo Gmail, Google Maps, dispositivos Android, pesquisas na Web, alto-falantes inteligentes, seus hábitos de visualização de vídeo e muito mais.

Hoje todos esses dados coletados são usados por empresas para serem mais assertivos em suas vendas, enviando o produto/serviço ideal para a pessoa ideal (Marketing Fit), pois hoje estamos conectados e é a partir deste ponto que eu gostaria de levantar uma questão.

“Se o Google já é utilizado para captar dados e utilizados para diversos fins, imagine um chip implantado no cérebro”

Isso mesmo, imagine você ter todas as informações coletadas e armazenadas por uma grande corporação desde o seu nascimento, o quão poderoso o detentor desses dados será, pois entendendo as populações a partir de seus dados é possível levar não só aos serviços super especialistas, como também podem ser usados para fins políticos, podendo conduzir uma população imensa com exatidão tanto para o bem como para o mal.

Hoje algumas Leis como aqui no Brasil a LGPD vem gerando grande discussão a respeito do uso de dados, mas vamos pensar um pouco, mesmo com toda a segurança de dados sempre irá ter o risco de vazamento de informações, nada é tão perfeito e seguro, pelo menos até agora.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei nº 13.709/2018, é a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais e que também altera os artigos 7º e 16 do Marco Civil da Internet. (Wikipedia)

Banner com um foguete saindo de um celular e uma mulher ao lado apontando para a frase marketing digital

Os dados que serão produzidos pela Neuralink sem dúvidas é um grande salto para a ciência assim como para o Marketing digital de performance, principalmente para nós que utilizamos a metodologia de Growth Hacking, pois possibilitará uma enorme quantidade de dados que podem ser usados de maneiras estratégicas levando a assertividade das campanhas até mesmo a mais de 90%.

A Metodologia Growth Hacking utiliza-se de grande quantidade de dados, principalmente dados coletados do Google, e a mudança da captação desses dados para o próprio “cérebro dos consumidores” seria algo altamente EFICAZ, poderíamos não só ter os dados exatos do “Marketing Fit”, como também entender e analisar esses dados extraídos 24h por dia, por se tratar da captação em tempo real, podemos até mesmo dizer que “enquanto a pessoa estiver viva, será possível extrair dados altamente de qualidade.

“enquanto a pessoa estiver viva, será possível extrair dados altamente de qualidade.”

Contudo, gostaria de terminar nossa conversa de hoje com a seguinte provocação:

-O que você acha da Neuralink e do futuro dessa tecnologia atrelada ao Marketing Digital?

-Para você o uso desses dados é correto ou um abuso de privacidade?

Vamos lá, comentem aqui abaixo, agora o discurso é de vocês…

Eron Fuel

Sócio Diretor da Marketing Fuel
Sócios Diretor da Studio GrowMarketing

Analista de Sistemas e Growth Hacker, há anos participando de vários projetos de Vendas on-line utilizando estratégias de Marketing Digital e Growth Hacking

Conteúdos para baixar

Deixe o seu comentário sobre o artigo