Ao se falar em resultados em marketing digital, um dos critérios mais relevantes é se falar sobre tráfego pago e tráfego orgânico, mas antes de discutir quais as diferenças entre tráfego pago e tráfego orgânico, você sabe o que é tráfego na internet?
O tráfego na internet nada mais é que o fluxo de usuários na web, assim como em uma loja física é importante ela estar bem posicionada em um local onde existe um número grande de pessoas passando, ou seja, que o tráfego seja constante e volumoso, na internet não é diferente. É vital para se ter sucesso que o seu canal obtenha o maior número de acessos ou seja o maior número de trafego, pois assim, as suas conversões, ou seja, ações que você deseja que o usuário faça, tenham mais probabilidade de que ocorra.
E a grande vantagem da internet é que este tráfego pode ser comprado, isso mesmo, e nós chamamos isso de tráfego pago, e além de poder comprar parte desse tráfego on-line é possível que se faça a segmentação desse tráfego, assim é possível adquirir o tráfego apenas de mulheres de 30 a 40 anos por exemplo.
Sendo assim, todo o tráfego que compramos on-line é o tráfego pago, e podemos adquirir de diversas maneiras, sendo as mais conhecidas as do face book, Instagram e Google, onde além da compra do tráfego, podemos qualificar e fazer anúncios atrativos para gerar tráfego para nosso website por exemplo.
O trafego orgânico então é aquele não pago, e pode ser adquirido por estratégias de SEO principalmente para o seu site ter bom posicionamento no google ou ter conteúdo de qualidade que façam com que o seu tráfego direto seja efetivo.
Então qual o é o melhor, o tráfego pago ou o tráfego orgânico?
Na verdade, não existe melhor ou pior, existe o que funcione melhor em sua estratégia digital.
Com o tráfego orgânico você não possui gastos com plataformas de compra de tráfego, porém, os resultados se dão ao longo do tempo e com MUITO conteúdo de qualidade.
Já o tráfego pago é instantâneo e é mais utilizado em lançamentos e campanhas de vendas que precisam de resultados mais rápidos.
Segundo a especialista de marketing de conteúdo Jen Barrell, da Impact, 91% das páginas nunca conseguem nenhum tráfego orgânico no Google.
Mas, por outro lado, os 5 primeiro resultados orgânicos da primeira página do Google correspondem a 67,6% dos cliques.
Sendo assim, a melhor estratégia é combinar os tráfegos, assim você extrai os melhores resultados de ambas e potencializa os seus objetivos.
Existem outras maneiras de tráfego além dos tráfego pago e tráfego orgânico?
Sim, além dos tráfegos pagos e orgânicos, que são os mais conhecidos podemos citar mais 4 outros tipos de tráfego com os quais você pode trabalhar, são eles:
Tráfego de referência
Acredito que esse seja um dos tráfegos que geram mais resultados em vendas, e também um dos mais antigos, é aquele tráfego de indicação de serviço, ou seja, é quando algum de seus clientes indicam o seu trabalho para alguém.
As chances de fechamento desse tráfego são grandes, e muitas pessoas se esquecem desse modelo. Existem no mundo inteiro até mesmo grupos de empresários que praticam esse tipo de tráfego e podemos citar também ferramentas especializadas na indicação como é o caso da Viral Loop, onde é possível gerar um link de indicação em troca de um benefício fazendo com que sua base cresça organicamente.
Existe também uma estratégia que os SEOs chamam de Backlink, que são links externos em sua página apontando de maneira a recomendar uma página parceira, e esse tipo de link favorece o seu posicionamento no google.
Tráfego direto
É aquele tráfego em que a pessoa digita o seu site ou página de vendas direto na URL dela, fazendo com que tenha um contato direto.
Tráfego social
É o tráfego que é possível ser gerado a partir de suas redes sociais, o Instagram por exemplo você tem direito a um link na BIO, esse link pode levar um tráfego caracterizado como social.
O interessante é que o aumento desse tráfego está totalmente relacionado ao seu engajamento social, ou seja, quanto mais conteúdo de qualidade você tiver, maior será o tráfego gerado deste link para o local desejado.
Um outro tráfego social que não podemos deixar de lado é o estimulado por influencers, ou seja, redes sociais de pessoas que se tornaram verdadeiras autoridades em determinados assuntos e possuem milhares de seguidores. É possível que você pague para colocar o link de seu website por exemplo nas redes sociais deles, fazendo com que você tenha um grade tráfego segmentado gerado pelos seguidores desses influencers.
Tráfego de email marketing
Este é um dos tráfegos mais utilizados principalmente no Inbound marketing, onde links podem ser colocados no corpo do email o leitor para alguma página específica, gerando o tráfego do email para esse local.
É uma maneira mais pessoal de gerar tráfego pois é tida a partir de um email pessoal, assim é importante que a pessoa a ser impactada queira receber aquele email e isso muitas vezes é possível pelo cadastro em uma newsletter por exemplo, onde o usuário deixa o seu email para receber conteúdos que deseja por email juntamente com links fazendo com que ocorra o tráfego por email.
Para concluir
É importante gerar movimento, ou seja, se você tem um site ou redes sociais é preciso diariamente postar conteúdos relevantes para gerar o engajamento e consequentemente o tráfego para seus canais.
Além de tudo é importante trabalhar o tráfego pago a partir de campanhas de redes socias ou plataformas de pesquisa para resultados a curto prazo.
Sendo assim, se você precisa gerar movimentação, ou seja, tráfego para o seu site e redes socias entre em contato conosco, temos as melhores estratégias para que você tenha sucesso na geração do tráfego e aumentar seus resultados.