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Você faz Site?

Pensando em fazer um website e não sabe por onde começar, este artigo será extremamente relevante para você.

O que estão entregando para Você faz:- Site, Landing Page, Hotsite, eCommerce…ua empresa?

Uma pergunta que eu recebo muito no primeiro contato com um cliente é a seguinte “Você faz site?” (Se já te perguntaram isso, deixe no comentário). Essa pergunta é unanime e persegue a todos que trabalham com tecnologia, e para responder essa pergunta eu costumo responder: – ‘Qual a finalidade deste site?”

Neste artigo vou discutir sobre os diferentes tipos de site e suas principais características, e mais que isso, qual a finalidade de cada um, pois não adianta você ter um site e ele ser um grande “elefante branco”, se você acredita que o seu site é um elefante branco ou se você que desenvolver um site e não sabe por onde começar, leia este artigo até o final e eu tenho certeza que você terá uma visão totalmente diferente sobre o assunto. Vamos lá…

…não adianta você ter um site e ele ser um grande “elefante branco”

Primeiramente vamos entender de onde surgiu o termo website, de acordo com o wikipedia:

“O termo Web é usado erradamente como sinónimo da própria Internet, sendo a Web apenas um serviço que utiliza a Internet, assim como as mensagens de e-mail; a História da Internet antecede bastante a da Rede de alcance mundial.”

Fazer parte deste universo online da web não era nada fácil, além de os primeiros sites serem bem diferentes do que os que vemos hoje, quem é da época do Zip mail e do buscador Cadê (Agora revelei a minha idade) sabe muito bem como era a interface visual de um site, muitos links aglomerados e fotos de baixa qualidade.

Com o tempo e aumento da popularidade, a internet foi se transformando, com mais velocidade e facilidades de entrada atingindo um numero cada vez maior de usuários fazendo com que se tornasse o que é hoje, a internet é um ambiente no qual é impossível viver sem utilizá-lo, desde um simples contato com um amigo à compra de um livro… e inicialmente através de vendas de livros on-line (em um site muito simples) que nasceu a Amazon, que tem como seu CEO e fundador Jeff Bezos cotado atualmente pelos maiores especialistas em economia, ser o primeiro trilionário do mundo em 2026, aos 62 anos!

fundador da Amazon…Jeff Bezos cotado atualmente pelos maiores especialistas em economia, ser o primeiro trilionário do mundo em 2026, aos 62 anos!

E só de pensar que tudo isso começou por um site... acredito que neste ponto você entende que tem um mercado on-line enorme esperando por você e tudo que você precisa é um site, então voltamos a nossa pergunta inicial: – Você Faz site?

Sim, nós fazemos sites, mas para qual finalidade você deseja utilizar esse site? Então vou lhe apresentar algumas das possibilidades de site, começando pelo mais popular entre eles:

TIPOS DE SITE

1º SITE INSTITUCIONAL

Este primeiro é o que vem a cabeça da maioria das pessoas, é um site que tem a função de educar o público sobre o seu produto ou serviço especifico, por mais que tenha uma página de contatos nele, este não é o ideal para se trabalhar com vendas, isso mesmo, se você pensa em vender, essa não é a melhor opção.

Ter um Blog neste site é ideal caso você queira “educar” o seu público sobre o seu produto ou serviço, e um bom trabalho de SEO poderá fazer com que ao longo do tempo você tenha sucesso em pessoas interessadas em entrar em contato, porém é uma estratégia que leva tempo.

2º SITE ON-PAGE (MINI SITE)

Estes sites são como o nome já diz, sites de apenas uma seção, surgiram principalmente com o avanço dos dispositivos móveis, pois por não fazer o link entre muitas paginas distintas, tornam a navegação mais fácil levando o usuário direto ao assunto, essa responsividade, ou seja, facilidade de visualização em todos os dispositivos móveis, possibilita o dinamismo e o aumenta do sucesso de um objetivo como, por exemplo, o contato com um cliente em potencial, além de serem muito mais baratos.

3º HOTSITES

São desenvolvidos exclusivamente para uma campanha de marketing ou publicidade esporádico ou pontual de um serviço ou produto específico, criados para nutrir um interesse passageiro. No setor automotivo, por exemplo, os hotsites são muito comuns nos lançamentos de suas novidades.

4º PORTAIS

Esses são mais completos e complexos de que um site, atraem seu público pela grande quantidade de informações muitas vezes diárias, alguns dos mais conhecidos são o G1, Terra, e Yahoo. O Objetivo dos portais e ter um volume grande de tráfegoou seja, grande número de visitantes para que seu negócio seja rentável, pois os mesmos monetizam por anúncios em suas páginas misturadas em meio a suas notícias, um grande monetizador desses portais é o próprio google, que utiliza desses portais para anunciarem, principalmente nas campanhas de Display, que são aqueles banners criativos, algumas vezes animados que surgem em meio as notícias. Assim, tendo um grande número de notícias, terá um grande tráfego que levará a um clique no anúncio, monetizando então o portal.

5º ECOMMERCE

Os eCommerce como o nome já diz são sites focados no comércio eletrônico, também são chamados aqui no brasil de lojas eletrônicas, onde com simples clique você pode comprar o que quiser (E eu acredito que não estou sendo exagerado quando eu digo o que você quiser).

…o trabalho de um ecommerce é o mesmo ou talvez até maior do que uma loja física.

Para quem tem produtos do varejo por exemplo é uma ótima opção, porem não se engane, o trabalho de um ecommerce é o mesmo ou talvez até maior do que uma loja física. Todas as características que vão desde o estoque até a entrega para o comprador exigem um processo que flua corretamente para o sucesso, e não somente isso, como é um mercado muito competitivo, questões estruturais como SEO, UX e responsividade, são extremamente importantes para que você tenha sucesso com o seu eCommerce.

6º LANDING PAGES

As Landing Pages ou Páginas de vendas, são extremamente importantes para a geração de leads ou vendas em uma campanha de marketing digital. Ele é construído para que com chegue através de uma campanha de Facebook, Google ou outros seja impactada com a mensagem, mensagem tal, escrita criteriosamente com “Gatinhos mentais” ou seja, uma estrutura de texto que levam o usuário a quererem efetuar a compra do produto ou serviço.

Em um landing Page temos também a existência de um único botão, que chamamos de CTA – Call To Action ou seja, botões de chamada para ação, e este é o objetivo de toda a estrutura de uma Landing Page, fazer com que o usuário seja impactado e clique ne CTA, pois clicando temos uma conversão, que pode ser uma comprar ou o preenchimento de um formulário.

Concluindo, qual é o melhor site para minha empresa?

Bom, agora acredito que ficou claro que não é tão simples responder a pergunta “-você faz site”, pois são várias as estruturas de um site dependendo do objetivo principal, portanto, saber o objetivo antes da construção de um site é vital para que este site não vire um elefante branco”

Então vamos dar o próximo passo…

Se você que fazer um site mas não sabe por onde começar, entre em contato comigo e eu lhe darei a melhor opção de acordo com seus objetivos. Nós construímos sites que VENDEM, e para isso não basta apenas desenvolver um site “bonito”, mas devem ter alguns pontos estruturais importantes como:

  • Estrutura de SEO;
  • -Artigos de Blog;
  • -Estudo de palavras-chave (Key Words);
  • -Design de qualidade;
  • -Responsivo (abrir bem em qualquer dispositivo);
  • -Vinculação com plataformas externas;
  • -Etc…

Construir um site é complexo e delicado, pois é o seu investimento que está em risco, já atendi a mais de 30 clientes somente este ano e tenho certeza que será um prazer bater um papo com você.

Vamos fazer o seu site?

Eron Fuel

Sócio Diretor da Marketing Fuel
Sócios Diretor da Studio GrowMarketing

Analista de Sistemas e Growth Hacker, há anos participando de vários projetos de Vendas on-line utilizando estratégias de Marketing Digital e Growth Hacking

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